Talatona – O Presidente da Associação das Empresas Contratadas da Indústria Petrolífera de Angola (AECIPA), Bráulio de Brito, afirmou esta quinta-feira, que a redução do pagamento do IVA, prestações da dívida aduaneira e outras medidas de alívio econômico vão melhorar o ambiente produtivo, regulatório e propiciar mais investimentos para o país.

O responsável fazer essa afirmação no workshop sobre Fiscalidade com Representantes Financeiros e Fiscais dos Associados, tendo referido que essas medidas vão promover a plataforma de maior desenvolvimento das empresas de conteúdo local, entre outros benefícios, em termos de investimentos.
O encontro abordou aspectos relativos a necessidade da redução do IVA para cinco por cento devido às importações de equipamentos utilizados para a produção nacional e o pagamento à prestação da dívida do aduaneira, que tem um impacto relevante na gestão contabilística e financeira das empresas e de outros beneficiários.
Por sua vez sou representante da Delloit Angola, Renato Carreira, disse que o encontro serviu para contribuir e esclarecer as empresas sobre as alterações no OGE 2025, proporcionando o melhor cumprimento das suas regras.
Os presentes debateram, igualmente, questões relacionadas com os incentivos de empresas, o alívio na aplicação da taxa do IVA, bem como uma maneira algumas empresas podem aproveitar melhor essas medidas e dar continuidade às suas atividades.
As empresas manifestaram a necessidade de se ter um sistema cada vez mais adequada às necessidades no seu dia-a-dia, desde tesouraria, compliance, retenção das pessoas, entre outras, para a criação de um ambiente empresarial cada vez mais eficaz, para que Angola continue na trajetória do desenvolvimento e da criação da riquezas.
A AECIPA é uma organização criada em 2002, com objetivo de estabelecer o diálogo e a cooperação entre as empresas prestadoras de serviços do setor petrolífero. VS/AJQ